Segurança

Entre os esportes de ação, o Paintball é considerado o mais seguro. Um dos fatores que contribui para isso, é a proibição do contato físico entre os jogadores, o que torna este jogo infinitamente mais seguro que por exemplo o futebol, onde há carrinhos, chutes e até agressões. O uso da máscara adequada que protege os olhos, a face e as orelhas possuindo uma lente especial e o correto entendimento e prática das regras, elimina totalmente o risco.

As bolinhas que servem de munição são feitas de gelatina fina, com tinta hidrosolúvel e atóxica dentro. Os marcadores (armas), que são específicos para este esporte, atiram estas bolinhas a uma velocidade entre 200 e 300 pés por segundo e elas são bastante leves. Segurança é o item mais frisado em nosso campo. Além da obrigatoriedade do uso de máscara em todas as áreas de tiro, também é necessário que se coloque os "Barrel Plugs" (tipos de "rolhas" que são colocados na boca do cano para transportá-la pela área de circulação do campo.

A cápsula se rompe ao impacto e geralmente é igual a um leve beliscão, dependendo do local aonde a bola acerta, pois na área do peito e costas não dói devido a proteção do colete, logicamente, quanto mais de perto for o tiro, maior será o impacto. Arranhões na vegetação, contatos físicos no futebol ou andar de kart indoor por exemplo, incomodarão muito mais...